Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMAS DE ESTRUTURA ALGÉBRICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO ADOTADAS PELOS ALUNOS

Palavra-chaves: PROBLEMAS DE PARTILHA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ESTRATÉGIAS Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22024
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 9312
    "titulo" => "PROBLEMAS DE ESTRUTURA ALGÉBRICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO ADOTADAS PELOS ALUNOS"
    "resumo" => "O presente artigo deriva de um recorte de trabalho de dissertação, cujo objetivo é apresentar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste contendo sete questões, com problemas de partilha, sendo um problema simples para iniciar o teste, dois tipo fonte, dois tipo composição e dois, tipo poço. Utilizamos como categorias de para análise das estratégias, cinco tipos, definidas em: Atribuir Valores (AV), Dividir por 3 (D3), Estratégia Algébrica (AL), Total como Fonte (TF) e Cálculo Qualquer (CQ). Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com pesquisas desenvolvidas na área. Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço, notamos indícios de dificuldade dos alunos em relação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBLEMAS DE PARTILHA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9312_11082016094456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTÊVÃO LUÍS PAIVA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ESTEVÃO PAIVA "
    "autor_email" => "estevao_paiva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22024
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 834
    "inscrito_id" => 9312
    "titulo" => "PROBLEMAS DE ESTRUTURA ALGÉBRICA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO ADOTADAS PELOS ALUNOS"
    "resumo" => "O presente artigo deriva de um recorte de trabalho de dissertação, cujo objetivo é apresentar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste contendo sete questões, com problemas de partilha, sendo um problema simples para iniciar o teste, dois tipo fonte, dois tipo composição e dois, tipo poço. Utilizamos como categorias de para análise das estratégias, cinco tipos, definidas em: Atribuir Valores (AV), Dividir por 3 (D3), Estratégia Algébrica (AL), Total como Fonte (TF) e Cálculo Qualquer (CQ). Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com pesquisas desenvolvidas na área. Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço, notamos indícios de dificuldade dos alunos em relação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PROBLEMAS DE PARTILHA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9312_11082016094456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTÊVÃO LUÍS PAIVA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ESTEVÃO PAIVA "
    "autor_email" => "estevao_paiva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo deriva de um recorte de trabalho de dissertação, cujo objetivo é apresentar quais as estratégias utilizadas por alunos licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um teste contendo sete questões, com problemas de partilha, sendo um problema simples para iniciar o teste, dois tipo fonte, dois tipo composição e dois, tipo poço. Utilizamos como categorias de para análise das estratégias, cinco tipos, definidas em: Atribuir Valores (AV), Dividir por 3 (D3), Estratégia Algébrica (AL), Total como Fonte (TF) e Cálculo Qualquer (CQ). Por fim, realizamos a análise dos dados coletados, constatando o desempenho e estratégias de base utilizadas pelos sujeitos do ensino superior e comparando os resultados com pesquisas desenvolvidas na área. Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentam mais dificuldade na resolução dos problemas de partilha com encadeamento tipo poço, notamos indícios de dificuldade dos alunos em relação à natureza dos problemas. Os resultados apontam também que os alunos utilizam as mesmas estratégias de resolução, independente do grau de escolarização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.