DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR NO FOCO DA DISCUSSÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20658 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1859 "inscrito_id" => 1489 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR NO FOCO DA DISCUSSÃO" "resumo" => "Visando a melhoria do atendimento a criança pequena na escola infantil, o projeto “O BRINCAR FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PEQUENA NA ESCOLA”, busca discutir e planejar ações que tenha como foco o brincar, como meio de favorecer o aprendizado e o desenvolvimento da criança. Vinculado ao Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFPB), foi desenvolvido no ano de 2011 e está em andamento até os dias atuais, na Escola de Educação Básica da UFPB. Pela falta de visibilidade e marcada historicamente pelo descaso, as ações pedagógicas voltadas para a educação infantil são geralmente vistas como algo de menor importância, sobretudo quando pensamos no brincar como um meio de favorecer essas ações no dia a dia da escola infantil. As técnicas e fundamentos pedagógicos como a criatividade, linguagem nas suas múltiplas formas, corporeidade, entre outros, são culturalmente descartadas no ambiente escolar e familiar, tornando a educação infantil falha em comprometimento com a ação educativa. Porém, é importante destacar que mudanças e grandes conquistas vêm marcando esse meio, trazendo debates em volta do ensino adequado à criança pequena. O contexto em que as crianças estão inseridas e as políticas voltadas para o desenvolvimento delas se estabelecem como marco referencial desta pesquisa. Voltando a atenção para a qualidade da educação infantil, definindo-a como cuidar e educar compreendendo todo o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos. Carvalho e Rubiano (2007) enfatizam que os estudos contemporâneos apontam para a influência que o ambiente físico exerce no desenvolvimento da criança. Porém, alertam que apesar desse reconhecimento vir ganhando espaço nas discussões sobre educação infantil, ainda nos deparamos com escolas e creches que negligenciam este conhecimento ao prepararem o planejamento dos ambientes infantis, destacando apenas que devem ser ambientes ricos e estimuladores, sem enfatizarem o brincar como favorecedor do desenvolvimento e aprendizado da criança pequena. Vale ressaltar as necessidades da criança no ambiente infantil como algo de suma importância, para que assim o seu desenvolvimento aconteça de forma integrada, tendo sua criatividade estimulada, como também a sua interação social com outras crianças e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCAR, CRIANÇA PEQUENA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID1489_15082016155720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CAMILLA OLIVEIRA GOMES " "autor_nome_curto" => "ELLEN CAMILLA" "autor_email" => "ellen_camilla04@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20658 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1859 "inscrito_id" => 1489 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR NO FOCO DA DISCUSSÃO" "resumo" => "Visando a melhoria do atendimento a criança pequena na escola infantil, o projeto “O BRINCAR FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PEQUENA NA ESCOLA”, busca discutir e planejar ações que tenha como foco o brincar, como meio de favorecer o aprendizado e o desenvolvimento da criança. Vinculado ao Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFPB), foi desenvolvido no ano de 2011 e está em andamento até os dias atuais, na Escola de Educação Básica da UFPB. Pela falta de visibilidade e marcada historicamente pelo descaso, as ações pedagógicas voltadas para a educação infantil são geralmente vistas como algo de menor importância, sobretudo quando pensamos no brincar como um meio de favorecer essas ações no dia a dia da escola infantil. As técnicas e fundamentos pedagógicos como a criatividade, linguagem nas suas múltiplas formas, corporeidade, entre outros, são culturalmente descartadas no ambiente escolar e familiar, tornando a educação infantil falha em comprometimento com a ação educativa. Porém, é importante destacar que mudanças e grandes conquistas vêm marcando esse meio, trazendo debates em volta do ensino adequado à criança pequena. O contexto em que as crianças estão inseridas e as políticas voltadas para o desenvolvimento delas se estabelecem como marco referencial desta pesquisa. Voltando a atenção para a qualidade da educação infantil, definindo-a como cuidar e educar compreendendo todo o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos. Carvalho e Rubiano (2007) enfatizam que os estudos contemporâneos apontam para a influência que o ambiente físico exerce no desenvolvimento da criança. Porém, alertam que apesar desse reconhecimento vir ganhando espaço nas discussões sobre educação infantil, ainda nos deparamos com escolas e creches que negligenciam este conhecimento ao prepararem o planejamento dos ambientes infantis, destacando apenas que devem ser ambientes ricos e estimuladores, sem enfatizarem o brincar como favorecedor do desenvolvimento e aprendizado da criança pequena. Vale ressaltar as necessidades da criança no ambiente infantil como algo de suma importância, para que assim o seu desenvolvimento aconteça de forma integrada, tendo sua criatividade estimulada, como também a sua interação social com outras crianças e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCAR, CRIANÇA PEQUENA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA17_ID1489_15082016155720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN CAMILLA OLIVEIRA GOMES " "autor_nome_curto" => "ELLEN CAMILLA" "autor_email" => "ellen_camilla04@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }