Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR NO FOCO DA DISCUSSÃO

Palavra-chaves: BRINCAR, CRIANÇA PEQUENA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Educação Infantil
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Visando a melhoria do atendimento a criança pequena na escola infantil, o projeto “O BRINCAR FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA PEQUENA NA ESCOLA”, busca discutir e planejar ações que tenha como foco o brincar, como meio de favorecer o aprendizado e o desenvolvimento da criança. Vinculado ao Programa de Licenciaturas (PROLICEN/UFPB), foi desenvolvido no ano de 2011 e está em andamento até os dias atuais, na Escola de Educação Básica da UFPB. Pela falta de visibilidade e marcada historicamente pelo descaso, as ações pedagógicas voltadas para a educação infantil são geralmente vistas como algo de menor importância, sobretudo quando pensamos no brincar como um meio de favorecer essas ações no dia a dia da escola infantil. As técnicas e fundamentos pedagógicos como a criatividade, linguagem nas suas múltiplas formas, corporeidade, entre outros, são culturalmente descartadas no ambiente escolar e familiar, tornando a educação infantil falha em comprometimento com a ação educativa. Porém, é importante destacar que mudanças e grandes conquistas vêm marcando esse meio, trazendo debates em volta do ensino adequado à criança pequena. O contexto em que as crianças estão inseridas e as políticas voltadas para o desenvolvimento delas se estabelecem como marco referencial desta pesquisa. Voltando a atenção para a qualidade da educação infantil, definindo-a como cuidar e educar compreendendo todo o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos. Carvalho e Rubiano (2007) enfatizam que os estudos contemporâneos apontam para a influência que o ambiente físico exerce no desenvolvimento da criança. Porém, alertam que apesar desse reconhecimento vir ganhando espaço nas discussões sobre educação infantil, ainda nos deparamos com escolas e creches que negligenciam este conhecimento ao prepararem o planejamento dos ambientes infantis, destacando apenas que devem ser ambientes ricos e estimuladores, sem enfatizarem o brincar como favorecedor do desenvolvimento e aprendizado da criança pequena. Vale ressaltar as necessidades da criança no ambiente infantil como algo de suma importância, para que assim o seu desenvolvimento aconteça de forma integrada, tendo sua criatividade estimulada, como também a sua interação social com outras crianças e adultos.

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