Este artigo discute a integração dos dispositivos de comunicação e informação (gadgets) à prática pedagógica vivenciada nas salas de aula do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Compreender de que forma os professores estão incluindo os gadgets em sala como elemento facilitador na socialização e aprendizagem do conhecimento é o nosso objetivo. Para tal, foram entrevistados dez alunos/as. Abordamos a concepção de prática pedagógica emancipadora comprometida com a transformação social. Para fundamentar a nossa análise utilizamos o referencial dialético que é subjacente a uma prática pedagógica crítica que nos permite pensar a totalidade do fenômeno. Ao utilizarmos categorias dialéticas de análise compreendemos a prática pedagógica como uma prática social tendo por objetivos, finalidades e conhecimentos bem definidos, num contexto de uma prática social mais ampla, onde a educação no seio da sociedade do conhecimento assume um novo paradigma vinculado à interação ciência e técnica, homens e máquinas. Chegamos assim, a caracterizar a prática pedagógica como capaz de fortalecer o pensamento crítico e a experiência humana através da criatividade e racionalidade, fatores fundamentais no processo de evolução da consciência individual e coletiva. Concluímos que os desafios à integração dos gadgets no ambiente de sala de aula são muitos à medida que a prática pedagógica está imersa nos mais diversos determinantes sociais, políticos e econômicos. No entanto, acreditamos que a prática pedagógica possa ser capaz de possuir um caráter criador tendo como ponto de partida o meio cultural.