O referido trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que se encontra em andamento, com o objetivo de entender a prática pedagógica dos professores que lecionam no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e suas concepções e perspectivas sobre as práticas pedagógicas com o uso de dispositivos móveis, e a relação do uso dessas tecnologias em sala de aula. Para tanto, nos apoiamos em teóricos que nos auxiliam a contextualizar o objeto em estudo, para compreendê-lo foi adotada a perspectiva qualitativa e uma abordagem de tipo etnográfica. Esse tipo de abordagem metodológica concentra-se num olhar de preocupação mais sensível em relação aos ambientes educativos e aos significados das ações dos indivíduos neste contexto, sem deixar de considerar os inúmeros conflitos presentes nas práticas sociais. Utilizando-se o recorte para este estudo de dados de questionários aplicados com treze professores (as), que atuam nos mais diversos cursos integrados oferecidos pelo IFPE. O estudo revela que os professores necessitam estar em constante formação e isto foi possível perceber em nossos participantes, além dos mesmos explicitarem que em suas práticas cotidianas o uso dos dispositivos móveis é tido como mais um recurso didático pedagógico, que contribui para um processo educativo mais inovador e dinâmico, propiciando novas formas de ensinar frente aos novos desafios educacionais. Permitindo diversas oportunidades de aprendizagens, de comunicação, interação e colaboração para que ocorram mudanças significativas nas práticas pedagógicas.