Resumo: Esse trabalho trata da temática sobre Meio Ambiente na Prática Educativa - Aplicação de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na Escola Municipal Padre Chiquinho, instituição essa localizada na cidade de Porto Velho – Rondônia, com objetivo de descobrir como se dá na prática educativa o tema transversal meio ambiente conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais. Esta pesquisa buscou-se justificar sua relevância em contribuir para o necessário debate sobre a Educação Ambiental. Foram tomadas como referências a documentação oficial e autores cuja obra e experiência culminaram com a temática ambiental e prática educativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo quantitativa com enfoque descritivo, e os instrumentos utilizados consistiram em um guia de observação sistemática dos documentos da instituição e bem como um questionário fechado aplicado para 20 professores que atuavam em sala de aula com turmas do ensino fundamental e para coordenadora pedagógica. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola em pauta, apresenta grande probabilidade que confirma a inclusão do Tema Transversal Meio Ambiente, considerando a prática educativa dos professores e o teor dos projetos didáticos pedagógicos desenvolvidos na instituição de ensino. Assim, entendeu-se que a inclusão do tema transversal meio ambiente ocorre na instituição de ensino, através do planejamento dos professores quando os mesmos incumbem em sua prática educativa, atividades tais como seminários, palestras, feiras culturais, excursões, campanhas, entre outras. Assim a prática educativa em meio ambiente se dá no âmbito do contexto educacional da escola, mediante conformidades definida e estabelecida pelos PCNs, porém de modo ainda parcial.