O presente artigo parte de uma reflexão sobre a importância da organização do ambiente escolar e do trabalho coletivo dos sujeitos envolvidos ao se identificarem como agentes transformadores de realidades diversas no processo educacional. O texto ressalta o Planejamento Participativo como elemento agregador das ações a se realizarem na escola assim como a formação continuada para o pessoal docente e administrativo, objetivando a prestação de um serviço de qualidade à sociedade e ao mesmo tempo elevar o nível de satisfação profissional. No meio acadêmico frequentes discussões vem acontecendo acerca dessa temática que traz no seu bojo a importância de como gerenciar de forma eficaz uma escola que atenda aos anseios da sua comunidade, que proporciona a todos os seus segmentos uma perspectiva de melhoria e uma interação para a busca de um conhecimento mais aprofundado sobre o clima e a cultura da escola e ao mesmo tempo dá oportunidades para que todos se sintam parte integrante, construindo assim a sua identidade. Para responder aos questionamentos que envolvem essa temática, precisa-se refletir sobre: Como se dão as relações entre a comunidade escolar? Existe a participação efetiva nos eventos acadêmicos? O projeto político pedagógico é conhecido e aplicado? Existe planejamento participativo para as tomadas de decisão na escola? Como se dá a comunicação e a interação entre os agentes do processo educacional da escola? Existe o incentivo da gestão em proporcionar a formação continuada aos profissionais da educação? Sabe-se que o acolhimento institucional para com toda a comunidade escolar deve ser tratado como umas das prioridades para o bom funcionamento de todos os setores e que o ensino como atividade fim da escola depende muito de uma gestão que esteja atenta a todo o processo do ensino-aprendizagem. Constata-se que existem muitas respostas possíveis a esses questionamentos, mesmo sabendo dos inúmeros desafios a serem vencidos pelo trabalho coletivo da comunidade escolar. Dessa forma, torna-se indispensável uma reflexão e um debate sobre o clima e a organização da escolar no contexto atual, desenvolvendo assim uma abordagem aprofundada a partir de levantamento bibliográfico de algumas referências relacionadas ao tema proposto.