Os Programas do Livro têm por objetivo propiciar aos alunos o acesso a material pedagógico de qualidade, viabilizando através dele o encontro com a informação e a cultura. Neste trabalho, será analisada a execução de um dos programas do PLi,, o PNLD 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo Araújo de Souza, localizada no Município de Montadas-PB. Para tanto, será apresentada a escolha do livro didático da disciplina de Língua Portuguesa, avaliando-se desde a seleção até a devolução dos livros, ao final do ano letivo. No intento de melhor definir nosso estudo, selecionamos os livros da referida disciplina, dirigidos aos alunos do 6º ano do ensino fundamental II. Sendo assim, verificamos os livros selecionados, a quantidade de exemplares recebidas na escola, bem como o número de livros devolvidos e o estado de conservação destes. Somada a cada avaliação, apresentar-se-á uma contribuição para a melhor execução do programa na escola, tomando como base os princípios da democracia e da participação, essenciais para a eficácias dos programas do PLi. Nosso trabalho consiste em um estudo de conclusão de um módulo do Programa Formação pela escola, desenvolvido no ano de 2015. Os dados coletados para a análise revelaram que há uma lacuna na execução do PNLD, na escola em questão, visto que não há um controle sistematizado na devolução do material entregue aos alunos, bem como não há atividades efetivas em prol da conservação dos mesmos. Nesse sentido, refletimos acerca da necessidade do desenvolvimento de conscientização da comunidade escolar para que o programa alcance o objetivo de contribuir para a oferta de um ensino de qualidade para os alunos.