Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PROFESSOR POLIVALENTE, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21929
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 959
    "inscrito_id" => 9370
    "titulo" => "PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho  que apresenta uma análise sobre a formação do Pedagogo para o Ensino de Ciências é parte de nossa dissertação de Mestrado em andamento. Seu objetivo é nos levar a uma reflexão sobre  como ocorre a formação do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de Pedagogia. Para o desenvolvimento desse artigo, partimos de uma ligeira demonstração dos modelos de formação oferecidos aos professores no Brasil, fazendo uma breve trajetória dessa formação desde as primeiras iniciativas institucionalizadas até os dias atuais. Logo após será apresentada uma discussão sobre a formação do pedagogo e finalmente, serão  sinalizadas considerações  específicas relacionadas a formação do  pedagogo para lecionar a disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental passando também por uma rápida trajetória do ensino de Ciências no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PROFESSOR POLIVALENTE, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9370_12082016140410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIANA DE LOURDES LOPES FLAVIANO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIANA "
    "autor_email" => "sebastianaflaviano@yahoo."
    "autor_ies" => "UFG- CATALÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21929
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 959
    "inscrito_id" => 9370
    "titulo" => "PERSPECTIVAS ATUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho  que apresenta uma análise sobre a formação do Pedagogo para o Ensino de Ciências é parte de nossa dissertação de Mestrado em andamento. Seu objetivo é nos levar a uma reflexão sobre  como ocorre a formação do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de Pedagogia. Para o desenvolvimento desse artigo, partimos de uma ligeira demonstração dos modelos de formação oferecidos aos professores no Brasil, fazendo uma breve trajetória dessa formação desde as primeiras iniciativas institucionalizadas até os dias atuais. Logo após será apresentada uma discussão sobre a formação do pedagogo e finalmente, serão  sinalizadas considerações  específicas relacionadas a formação do  pedagogo para lecionar a disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental passando também por uma rápida trajetória do ensino de Ciências no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PROFESSOR POLIVALENTE, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9370_12082016140410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIANA DE LOURDES LOPES FLAVIANO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIANA "
    "autor_email" => "sebastianaflaviano@yahoo."
    "autor_ies" => "UFG- CATALÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho que apresenta uma análise sobre a formação do Pedagogo para o Ensino de Ciências é parte de nossa dissertação de Mestrado em andamento. Seu objetivo é nos levar a uma reflexão sobre como ocorre a formação do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de Pedagogia. Para o desenvolvimento desse artigo, partimos de uma ligeira demonstração dos modelos de formação oferecidos aos professores no Brasil, fazendo uma breve trajetória dessa formação desde as primeiras iniciativas institucionalizadas até os dias atuais. Logo após será apresentada uma discussão sobre a formação do pedagogo e finalmente, serão sinalizadas considerações específicas relacionadas a formação do pedagogo para lecionar a disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental passando também por uma rápida trajetória do ensino de Ciências no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.