O ensino da matemática é considerado por muitos uma disciplina bastante complexa de ser trabalhada como também de ser compreendida. O lúdico vem como uma metodologia que age diretamente na atribuição de sentidos na aprendizagem da matemática, colaborando para uma melhor compreensão, visto que o jogo favorece o desenvolvimento da autonomia e desperta a curiosidade da criança para o conteúdo apresentado, estimulando a sua criticidade e construção de saber. O presente artigo tem como objetivo compreender as contribuições da ludicidade nos processos de aprendizagem da matemática voltada para as práticas sociais, a partir de uma revisão de literatura que nos leva a uma reflexão sobre seu papel na aprendizagem significativa visando às vivencias cotidianas do estudante, dentro e fora da escola. Assim, a partir de nossos questionamentos, no que se refere à atribuição de sentidos na aprendizagem da matemática através do lúdico, tomamos por base alguns teóricos que refletem sobre o pensar matematicamente e o brincar, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais com apontamentos sobre a apreensão de significados e a matemática que perpassa as práticas sociais, pautando as diversas formas de perceber-se como sujeito ativo perante o mundo no qual está inserido. Visando o professor como principal mediador dessa atividade, para que o brincar não perca o sentido, se tornando mais uma atividade reprodutora de conteúdos enfadonhos. O que traz uma nova percepção sobre os novos rumos dados a essa área do conhecimento. Trazendo perspectivas outras e caminhos a serem percorridos tanto por parte dos estudantes, quanto por parte dos docentes.