Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RECEM GRADUADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, DESAFIOS DA DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21820
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1784
    "inscrito_id" => 9940
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RECEM GRADUADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa é parte de um projeto de Extensão que busca conhecer as principais dificuldades e perspectivas de formação continuadas de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE). Partimos da compreensão que muitos egressos não se colocam na docência logo após a conclusão, ou iniciam e buscam outros caminhos profissionais. Assim, objetivamos para este estudo analisar as principais dificuldades que os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CAV-UFPE) ainda se deparam no exercício da docência, identificadas por eles, depois de passados por experiências na Educação Básica; e identificar quais as principais necessidades de formação continuada, definidas pelos egressos, dentro do campo de saberes das Ciências Naturais e da Educação, como perspectiva de ações extensionistas futuras a serem ofertadas pela iinstituição. Procedemos nossa pesquisa com a aplicação de questionário on-line, onde as respostas para as questões discursivas foram analisadas na perspectiva da Análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos egressos já possuem experiências docentes, os quais destacam a necessidade de sempre buscarem aperfeiçoar / inovar sua prática para melhor trabalhar o conhecimento com seus alunos como um dos desafios da docência. Compreendem a formação continuada como algo necessário para aperfeiçoar a prática docente, com destaque às áreas de conhecimento e técnicas relacionadas à Educação e às Metodologias de Ensino. Em síntese, os egressos ratificam o que a literatura fala sobre a importância de se não perder o contato com a instituição formadora, para que esta seja uma referência e parceira para colaborar com o profissional que forma, na certeza de que as experiências são aprendizados a serem compartilhados para aperfeiçoarmos todos os dias a profissão docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, DESAFIOS DA DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10135_15082016144424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEOMA TABOSA GUIMARÃES MATIAS "
    "autor_nome_curto" => "KEOMA TABOSA"
    "autor_email" => "keoma_tabosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO  (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21820
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1784
    "inscrito_id" => 9940
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RECEM GRADUADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa é parte de um projeto de Extensão que busca conhecer as principais dificuldades e perspectivas de formação continuadas de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE). Partimos da compreensão que muitos egressos não se colocam na docência logo após a conclusão, ou iniciam e buscam outros caminhos profissionais. Assim, objetivamos para este estudo analisar as principais dificuldades que os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CAV-UFPE) ainda se deparam no exercício da docência, identificadas por eles, depois de passados por experiências na Educação Básica; e identificar quais as principais necessidades de formação continuada, definidas pelos egressos, dentro do campo de saberes das Ciências Naturais e da Educação, como perspectiva de ações extensionistas futuras a serem ofertadas pela iinstituição. Procedemos nossa pesquisa com a aplicação de questionário on-line, onde as respostas para as questões discursivas foram analisadas na perspectiva da Análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos egressos já possuem experiências docentes, os quais destacam a necessidade de sempre buscarem aperfeiçoar / inovar sua prática para melhor trabalhar o conhecimento com seus alunos como um dos desafios da docência. Compreendem a formação continuada como algo necessário para aperfeiçoar a prática docente, com destaque às áreas de conhecimento e técnicas relacionadas à Educação e às Metodologias de Ensino. Em síntese, os egressos ratificam o que a literatura fala sobre a importância de se não perder o contato com a instituição formadora, para que esta seja uma referência e parceira para colaborar com o profissional que forma, na certeza de que as experiências são aprendizados a serem compartilhados para aperfeiçoarmos todos os dias a profissão docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, DESAFIOS DA DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10135_15082016144424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEOMA TABOSA GUIMARÃES MATIAS "
    "autor_nome_curto" => "KEOMA TABOSA"
    "autor_email" => "keoma_tabosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO  (CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esta pesquisa é parte de um projeto de Extensão que busca conhecer as principais dificuldades e perspectivas de formação continuadas de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE). Partimos da compreensão que muitos egressos não se colocam na docência logo após a conclusão, ou iniciam e buscam outros caminhos profissionais. Assim, objetivamos para este estudo analisar as principais dificuldades que os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CAV-UFPE) ainda se deparam no exercício da docência, identificadas por eles, depois de passados por experiências na Educação Básica; e identificar quais as principais necessidades de formação continuada, definidas pelos egressos, dentro do campo de saberes das Ciências Naturais e da Educação, como perspectiva de ações extensionistas futuras a serem ofertadas pela iinstituição. Procedemos nossa pesquisa com a aplicação de questionário on-line, onde as respostas para as questões discursivas foram analisadas na perspectiva da Análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos egressos já possuem experiências docentes, os quais destacam a necessidade de sempre buscarem aperfeiçoar / inovar sua prática para melhor trabalhar o conhecimento com seus alunos como um dos desafios da docência. Compreendem a formação continuada como algo necessário para aperfeiçoar a prática docente, com destaque às áreas de conhecimento e técnicas relacionadas à Educação e às Metodologias de Ensino. Em síntese, os egressos ratificam o que a literatura fala sobre a importância de se não perder o contato com a instituição formadora, para que esta seja uma referência e parceira para colaborar com o profissional que forma, na certeza de que as experiências são aprendizados a serem compartilhados para aperfeiçoarmos todos os dias a profissão docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.