Resumo Este artigo discute a modalidade Orientação e Mobilidade que é aplicada às pessoas cegas e de baixa visão. Enfatiza algumas estratégias, recursos e equipamentos necessários para assegurar, a essas pessoas, o acesso à sociedade e favorecer a aprendizagem do caminhar independente. Objetiva mostrar as possibilidades de superação dos alunos cegos do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) em sua locomoção e vem sugerir novas alternativas para que eles possam desenvolver suas habilidades no caminhar independente, levando em conta os fatores vivenciados que os impedem do direito à inclusão com autonomia. Oferece, também, subsídios para uma melhor compreensão da finalidade do caminhar independente e consequentemente mostra a inclusão dessas pessoas em várias dimensões do viver em sociedade. Baseia-se nos estudos, sobre a educação vista por Bernard Charlot quando o mesmo enfatiza a sociologia do sujeito, afirmando que este é um ser humano, um ser social, um ser singular, um sujeito, que age no e sobre o mundo e encontra a questão do saber como necessidade de aprender, produzindo a si próprio por meio da educação. Apresenta as narrativas de experiência de um professor de Orientação e Mobilidade como princípio de aplicação prática dessa modalidade além da pesquisa qualitativa com entrevista de profundidade, com vistas a perceber como as pessoas cegas avançam para a autonomia e independência. Desse modo os alunos cegos, puderam explorar o seu próprio caminho, descobrindo nele as referências, as pistas e sentindo o gosto da liberdade em se locomover. Obtiveram muitas conquistas nos últimos anos, porém, ainda são grandes os desafios que têm de enfrentar numa sociedade que ainda não desenvolveu a sensibilidade plena da acessibilidade no movimento de deslocamento para o outro. Apesar disso observa-se que elas podem sim trilhar um caminho que as conduza a sua autonomia nos dias de hoje. É exatamente com a prática da OM que constatamos essa conquista. Palavras chave: Orientação e Mobilidade; Pessoas Cegas; Independência; Inclusão.