O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer as possíveis causas do baixo desempenho do nono ano do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira-PE no teste de Língua Portuguesa do SAEPE, especificamente no trato com os textos argumentativos, pois a partir da coleta de dados no endereço eletrônico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora se constatou que os descritores D10 (Distinguir fato de opinião) e D19 (Identificar a tese de um texto), têm a maior incidência de erros. A fim de conduzir o trabalho, foram elencados os seguintes objetivos específicos: identificar os conhecimentos teóricos e práticos dos professores de Língua Portuguesa da escola e o lugar das atividades com textos argumentativos nas aulas; descrever as características das regências, detectando as contribuições para o desenvolvimento da compreensão leitora e os aspectos que os alunos demonstram mais dificuldades no trato com textos argumentativos; identificar as dificuldades desses professores nas aulas de leitura; propor à Gerência Regional de Educação formação continuada para os professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, até o momento, traz o resultado da aplicação de um questionário aos professores de Língua Portuguesa da escola. Na análise das respostas desses questionários constatou-se que há lacunas tanto na formação desses profissionais, bem como nos direcionamentos dados pela escola no trato com os resultados das avaliações externas, instrumentos de grande importância para nortear as ações para uma maior aprendizagem.