Nesta pesquisa, enfatizam-se os estudos relativos ao uso do texto literário (TL) no ensino de língua estrangeira (LE), cuja importância se dá, principalmente, em função do seu uso como recurso didático para o ensino de gramática. O objetivo foi analisar as possíveis contribuições da experiência do trabalho com o TL para o desenvolvimento da competência gramatical no ensino-aprendizagem da língua espanhola. Esta pesquisa fundamenta-se nas concepções sobre o texto literário e suas contribuições no ensino de LE. De caráter qualitativo, esta pesquisa se constitui em um estudo de campo, o qual reúne dados empíricos de aulas ministradas. Partiu-se do interesse particular desta temática a utilização esporádica do TL nas aulas pelos docentes no processo do ensino de gramática de LE. Aplicamos uma atividade com o TL e descrevemos, através das respostas dos alunos, a possibilidade do desenvolvimento da competência gramatical. O TL remete à conexão com o leitor, o que origina uma significação, conclui-se que a inserção do TL como recurso didático, nas aulas de LE, no que diz respeito à competência gramatical, possibilitou aos discentes uma experiência significativa, pois a partir da interpretação crítica leitora os mesmos (re)construíram seus sentidos, com base no próprio texto literário.