A temática a ser discutida nesta pesquisa refere-se às contribuições da avaliação enquanto processo de reflexão sobre a prática docente, capaz de contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil, tomando como objeto de estudo a Escola Municipal Josefa Lídia da Silva, localizada no município de Riacho de Santo Antônio - PB. O estudo teve como objetivo geral analisar o sistema de avaliação na Educação Infantil, e como objetivos específicos compreender a avaliação no processo de desenvolvimento na Educação Infantil, bem como confrontar a prática avaliativa dos professores atuantes na Educação Infantil da Escola Municipal Josefa Lídia da Silva, com o aporte teórico estudado. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica, coleta de dados, mediante aplicação de questionários com as professoras atuantes nessa instituição, visando conhecer sua prática avaliativa e suas concepções acerca da avaliação. Em relação à pesquisa realizada com as professoras, foi possível evidenciar que as divergências apontadas nas falas das mesmas apontam para a falta um planejamento mais consistente, em relação as suas práticas docentes, de forma que todas possam seguir um objetivo comum, considerando sempre as orientações do MEC, em relação à avaliação na Educação Infantil. Concluiu-se que ainda há necessidade de melhor formação das professoras acerca de tais orientações, indispensáveis para sua devida aplicação ou mesmo para que as professoras tomem consciência de sua prática e tenham argumentos para transformá-la.