A pesquisa em tela é o resultado do trabalho de conclusão de curso do curso de Pedagogia. O presente artigo descreve as práticas pedagógicas ocorridas em sala de aula de uma professora do ensino fundamental no que tange a utilização do notebook como instrumento de mediação do ensino. Assim, este trabalho pretende analisar as contribuições e limitações proporcionadas quanto o uso do artefato tecnológico pela docente. A coleta de dados foi realizada através de observações e de entrevista semi-estruturada com uma professora do 5º do ensino fundamental, numa escola municipal do Recife. Para atender os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso referente ao problema da pesquisa. Procuramos evidenciar a prática docente a partir da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sala de aula a fim de proporcionar outras oportunidades educativas aos alunos. Foram elencados questionamentos no tocante as quais conteúdos específicos trabalhados, como são desenvolvidas as atividades, como se dá a participação dos alunos e como ocorre a mediação para a construção do conhecimento pelo uso do computador. Utilizamos as contribuições de Almeida (2000), Kenski (2014), Masetto (2000), Moran (2004), Triviños (1987) e Valente (1999) de modo que nos ajudaram a desenvolver uma discussão acerca do tema abordado na pesquisa. Apesar das dificuldades apresentadas pela participante da pesquisa, os principais resultados apontam para uma utilização significativa do notebook como mediador pedagógico, os quais evidenciaram que a professora atua como agente promotora de um ambiente que desperta a interação entre o dispositivo, alunos e a própria docente.