Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS: INVESTIGAÇÕES SOBRE SEU USO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MATERIAIS MANIPULÁVEIS, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21387
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1896
    "inscrito_id" => 8213
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS: INVESTIGAÇÕES SOBRE SEU USO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo enriquece o campo de discussão acerca do uso de materiais manipuláveis no ensino e na aprendizagem da matemática, resultado de uma pesquisa realizada durante o Projeto Pibic Jr no ano de 2012. Nosso referencial teórico está embasado nos trabalhos de Lorenzato (2009), Turrioni (2004) e Rego e Rego (2009). A pesquisa foi realizada com três professores e 10 alunos na escola José Leite de Souza no município de Monteiro, Paraíba. A coleta de dados foi obtida partir da aplicação de dois questionários, o primeiro realizado com professores e o segundo com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados aponta para os seguintes resultados: Apenas nove dos dez alunos que responderam ao questionário fizeram o uso de materiais concretos; há um forte desejo de utilização desses materiais por parte de professores e alunos, entretanto esse uso ainda é muito restrito a iniciativas isoladas; o uso de materiais pode contribuir para uma visão mais positiva em relação à aprendizagem da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID8213_15082016164626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZANETE NUNES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "IZANETE NUNES"
    "autor_email" => "izanetenunes2411@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21387
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1896
    "inscrito_id" => 8213
    "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS: INVESTIGAÇÕES SOBRE SEU USO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo enriquece o campo de discussão acerca do uso de materiais manipuláveis no ensino e na aprendizagem da matemática, resultado de uma pesquisa realizada durante o Projeto Pibic Jr no ano de 2012. Nosso referencial teórico está embasado nos trabalhos de Lorenzato (2009), Turrioni (2004) e Rego e Rego (2009). A pesquisa foi realizada com três professores e 10 alunos na escola José Leite de Souza no município de Monteiro, Paraíba. A coleta de dados foi obtida partir da aplicação de dois questionários, o primeiro realizado com professores e o segundo com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados aponta para os seguintes resultados: Apenas nove dos dez alunos que responderam ao questionário fizeram o uso de materiais concretos; há um forte desejo de utilização desses materiais por parte de professores e alunos, entretanto esse uso ainda é muito restrito a iniciativas isoladas; o uso de materiais pode contribuir para uma visão mais positiva em relação à aprendizagem da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID8213_15082016164626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZANETE NUNES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "IZANETE NUNES"
    "autor_email" => "izanetenunes2411@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo enriquece o campo de discussão acerca do uso de materiais manipuláveis no ensino e na aprendizagem da matemática, resultado de uma pesquisa realizada durante o Projeto Pibic Jr no ano de 2012. Nosso referencial teórico está embasado nos trabalhos de Lorenzato (2009), Turrioni (2004) e Rego e Rego (2009). A pesquisa foi realizada com três professores e 10 alunos na escola José Leite de Souza no município de Monteiro, Paraíba. A coleta de dados foi obtida partir da aplicação de dois questionários, o primeiro realizado com professores e o segundo com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados aponta para os seguintes resultados: Apenas nove dos dez alunos que responderam ao questionário fizeram o uso de materiais concretos; há um forte desejo de utilização desses materiais por parte de professores e alunos, entretanto esse uso ainda é muito restrito a iniciativas isoladas; o uso de materiais pode contribuir para uma visão mais positiva em relação à aprendizagem da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.