Este artigo é o resultado final de um projeto de pesquisa, tendo como finalidade compreender o lúdico como ferramenta psicopedagógica no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar de uma criança com Síndrome de Asperger em uma escola estadual de Parintins-Am. Tendo por objetivos específicos: identificar como a escola trabalha com o aluno com Síndrome de Asperger, descrever a importância da utilização do lúdico nos conteúdos escolares, desenvolver atividades lúdicas que auxiliam na interação social, comunicação e comportamento do aluno com a Síndrome de Asperger. Durante doze meses observou-se o cotidiano do aluno e seus professores de classe comum do ensino regular e multifuncional, o qual dialoga os possíveis conteúdos escolares por meio do lúdico com esse aluno, pois a utilização do lúdico pode apresentar uma perspectiva essencial para se trabalhar com o nosso objeto de pesquisa, visto que, as atividades lúdicas ajudam na construção de novos conhecimentos, contribuindo para um melhor amadurecimento cognitivo, afetivo, psicomotor e linguístico, estimulando o seu desenvolvimento de novas habilidades, assim, promovendo sua interação social. Neste pensar é de fundamental importância criar um ambiente acessível para que este processo ocorra, estimulando o ensino e respeitando o tempo da criança.