Este trabalho tem por objetivo compreender como as crianças ribeirinhas de uma escola rural localizada no município de Parintins - Amazonas formavam conhecimentos de ciências por meio de suas vivências nos espaços de sua comunidade, especialmente no que se refere aos fenômenos da natureza por meio da análise de seus desenhos. Para tanto, buscamos fundamentação em autores como: Sarmento (2003), Fraxe (2007), Almeida (2009), Kramer (2010), Silva, Pasuch e Silva (2012) e outros. Em pesquisa com crianças faz-se necessário o uso de metodologias que fazem das crianças partícipes de todo processo de investigação. Os sujeitos foram treze crianças na faixa etárias de 3 a 5 anos e a professora da turma de Educação Infantil. Os dados foram construídos por meio da interação com os sujeitos, observação participante com registro no diário de campo e análise de desenhos. Concluímos que as crianças formam conhecimentos científicos por meio de suas vivências no cotidiano, na interação com seus pares e no contato direto com os múltiplos espaços da comunidade onde estão inseridas.