ANUNCIAÇÃO, Maria Vanuzia Tavares Da. O ensino de teatro em ongs e o pibid na escola. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21572>. Acesso em: 22/11/2024 14:14
O presente trabalho tem a finalidade de pensar as práticas artísticas realizadas nos espaços não formais, configurar uma pedagogia aplicada ao ensino de teatro na ONG Projeto Nosso Lar, Juazeiro do Norte, Ceará. A partir de observações realizadas nos meses de março e abril de 2015. Desenvolver uma breve reflexão sobre o surgimento das ONGs no Brasil, seus principais conceitos, sua relevância na contribuição e constituição da cidadania e perspectiva de vida para crianças e jovens que vivem à margem da sociedade. Acrescento também nesta pesquisa, minha prática docente no PIBID, (Programa Institucional de Iniciação a Docência), uma analogia entre o ato de “observar” e a prática exercida na escola Dona Maria Amélia Bezerra em Juazeiro do Norte, Ceará. Ressaltando os significados e as diferenças entre as duas formas pedagógicas vivenciadas e analisadas no âmbito educacional, estabelecendo diálogos com o ensino/aprendizagem de forma a vir questionar e refletir sobre os pontos convergentes e divergentes que há entre esses dois espaços, visando uma abrangência maior do que a consciência que se tem sobre o ensino de teatro na educação e outras articulações no campo do saber para fundamentar a relação prático/teórico naquilo que concerne os aspectos pedagógicos, artísticos e estéticos do conhecimento.