Trata-se de um estudo que abordou o ensino de Sociologia e a forma de avaliação da aprendizagem, que vem sendo disponibilizada para a produção do conhecimento em sala de aula no ensino médio. Através de pesquisa qualitativa envolvendo atividades de pesquisa bibliográfica e de campo, bem como utilizando o método de pesquisa-ação, de entrevistas semiestruturadas e de rodas de discussões,procurou-se conhecer quais os tipos de avaliação da aprendizagem que vem sendo utilizados para verificar o grau de aprendizagem e compreensão dos estudantes com os conteúdos de Sociologia em cada unidade didática. Os resultados revelam que, os critérios de avaliação que vêm sendo utilizados nas aulas de Sociologia precisam ser revistos, pois há predominância de uma avaliação tradicional centrada no resultado ena nota, o que não é condizente com o tipo de avaliação crítica, reflexiva e emancipatória, prescrita para o ensino de Sociologia. Considera-se pertinente promover uma análise crítica dos critérios e instrumentos de avaliação, bem como a adequação entre os conteúdos trabalhados e as atividades propostas no eixo curricular dessa disciplina em sala de aula, a fim de que a prática de avaliação possa contribuir significativamente à promoção de mudanças e melhoria da qualidade do ensino de Sociologia. Sugere-se a formação continuada como caminho à melhoria dessa prática nas escolas pesquisadas, por ser esta, considerada um mecanismo viabilizador de integração curricular e de melhoria da práxis educativa da Sociologia no Ensino Médio.