Conhecer o processo de ensino e aprendizagem de genética dentro das escolas públicas do Brasil é de extrema importância, pois os conceitos abordados no ensino médio sobre Genética são geralmente de difícil assimilação devido ao vasto e complexo vocabulário dos termos utilizados, principalmente quando se fala dos conhecimentos envolvendo a engenharia genética. Portanto, o presente estudo foi realizado nos meses de Maio e Junho de 2015, teve como objetivo conhecer a concepção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Osvaldo da Costa e Silva do Município de Floriano - Piauí, sobre o ensino de Genética, abrangendo a Engenharia Genética. A Coleta de dados fez se mediante a aplicação de questionários, para 59 alunos, com 7 perguntas discursivas, analisando os resultados em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos mostraram que 83,03% “Não compreendeu ou não respondeu” o que se refere à Engenharia Genética e seus produtos, como os transgênicos. Porém, 35,60% acha de fundamental importância trabalhar em sala de aula com esses temas, pois “Permite você conhecer e se aprofundar mais no assunto”, assim sendo 48% afirmaram que o uso de materiais didáticos em sala e fundamental, pois “ajuda no aprendizado do aluno”, sendo que 34% enfatizaram que o “livro didático” e a ferramenta mais utilizada em sala de aula. No entanto, o poder público dever buscar inovação e qualificação da educação básica brasileira, promovendo qualificação das escolas, capacitando e valorizando os profissionais da educação.