O presente artigo através de uma pesquisa qualitativa descritiva considera a relação entre tecnologia, aprendizagem e seus usos no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. É um estudo sistemático e reflexivo de apoio aos professores no sentido de ajuda-los a introduzir as novas tecnologias diminuindo as dificuldades de aprendizagem da criança na escola, como uma forma alternativa de melhorar as condições da educação no Brasil. Essas tecnologias, no entanto, requerem um amplo conhecimento de suas especialidades para que possam ser utilizada adequadamente em projetos de educação. Sendo assim nosso trabalho tem como objetivo analisar as tecnologias seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Observando a necessidade de metodologias de ensino diferenciadas, uma nova pedagogia e a utilização ampla das capacidades humanas em processos humanos de aprendizagem. Para melhor embasamento utilizamos os trabalhos dos seguintes teóricos: Moreira (2003), Freire (2006), Paiva (2003). Perrenoud (2000), Vygotsky (1989), Moran (2006), Demo (2011), Antunes (1999), Libâneo (1994), Nunes e Silveira (2008), Mouly (1973), Dowbor (2013), entre outros que vem fortalecendo nossos conhecimentos sobre o uso das tecnologias na educação de jovens e adultos. O trabalho conclui que as atuais tecnologias digitais de comunicação e informação possibilitam o alcance de novas aprendizagens que encaminham as pessoas para novos avanços, socialmente válidos, no atual estágio de desenvolvimento da humanidade, sendo assim cabe ao profissional do magistério adequar as novas tecnologia a fim de realizar um trabalho interessante e incentivador em sala de aula com jovens adultos.