O ensino de biologia é tradicionalmente enraizado na transmissão de conceitos, muitas vezes fazendo o uso de metodologias focadas em memorização de conteúdos e repetição de termos. Embora tais métodos sejam úteis para esse modelo de ensino, acabam tornando a aprendizagem mecânica e na maioria das vezes pouco significativa para o aluno. Todavia, a biologia possui um forte caráter investigativo, que permite ampliar a interpretação, viabilizando o desenvolvimento crítico e perceptivo do discente quanto à natureza, aproximando-o da construção da ciência e, não somente desta, mas também de questões referentes à natureza e problemas ambientais e sociais. Sendo a ecologia o cenário científico em que se estuda as complexas relações entre os seres vivos, manutenção da vida, funcionamento do planeta e o trabalho de educação ambiental dentro de todo o ensino básico, vê-se a necessidade de se trabalhar o seu ensino de forma investigativa. Então, esse estudo objetivou identificar possibilidades do ensino de ecologia por investigação através da análise de experiências já realizadas e publicadas no meio acadêmico. Foi realizado um levantamento dos objetivos de aprendizagem e conteúdos em ecologia tomando como parâmetro o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Foram estabelecidas cinco variáveis baseadas em características do ensino de ciências por investigação, demonstrando os objetivos do trabalho investigativo e foram encontrados oito objetivos de aprendizagem na BNCC. Ao comparar os objetivos de aprendizagem sugeridos pelo documento com as características do ensino de ciências por investigação, percebeu-se que estes estão relacionados, de modo que BNCC parece favorecer a investigação dentro do ensino de ciências.