MELO, Alena Sousa De et al.. O ensino de biologia na eja através da literatura de cordel. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21535>. Acesso em: 22/11/2024 10:02
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade de ensino que traz consigo uma gama de peculiaridades refletidas no campo pedagógico como uma rede de desafios a serem enfrentados pelo professor em seu cotidiano escolar. O educador da EJA precisa compreender as singularidades do fazer a EJA, com adequação curricular e flexibilização da estrutura pedagógica. Na disciplina de Biologia, abordagens que envolvem saúde humana como parte integrante do currículo despertam um interesse maior dos alunos. Para facilitar a compreensão destas temáticas este estudo tem como objetivo levar informação científica, utilizando a Literatura de Cordel como ferramenta de informação em uma linguagem popular. O projeto está sendo executado nas turmas de Ciclo V/ EJA (noturno) na escola EEEFM. José Baptista de Mello ,na qual os temas “Alimentação e saúde” e “Aedes aegyptii” são o enfoque principal das aulas de Biologia por serem temas de grande repercussão nos dias atuais. Desta maneira, introduzir a leitura e a produção de cordéis torna-se uma alternativa nas aulas de Biologia já que configura uma proposta dinâmica, lúdica e agregadora dos alunos na promoção da saúde humana e do bem estar coletivo.