FERNANDES, Gilberto Pereira. O desafio de (re)significar a prática docente na eja. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21510>. Acesso em: 05/11/2024 07:30
O presente texto busca refletir alguns elementos que constituem a prática docente enquanto processo de ensino/aprendizagem, no sentido de evidenciar o caráter de interdependência entre tais componentes, numa abordagem qualitativa, numa perspectiva dialética da educação na modalidade (EJA) desenvolvida em uma Escola de Ensino Fundamental Município de Eunápolis/BA. O arcabouço teórico utilizado procura caracterizar essa prática, que tende muitas vezes a esvaziar-se de sentido para ambos sujeitos do processo de ensino/aprendizagem. Para compreender e explicar a origem dos mesmos, buscou-se por meio da abordagem qualitativa colaborativa, determinar o perfil que é traçado para o docente dessa modalidade de ensino e como ele vê o ato de responsabilização pelo “insucesso” na prática pedagógica, muitas vezes restrita para alguns ao desempenho do professor em sala de aula. Nas falas dos professores durante as sessões de diálogo gravadas em audiovisual, foram apontados alguns dos reais problemas enfrentados por eles, segundo a sua própria análise. Os sujeitos refletem as possíveis falhas na prática pedagógica, externando as principais dificuldades que enfrentam em relação ao fazer pedagógico.