A expectativa de vida da população mundial está gradativamente aumentando. No Brasil, os últimos dados do IBGE mostram que o numero de idosos deve ultrapassar em 2020 o número de jovens. O fenômeno da longevidade se deve aos inúmeros benefícios direcionados a essa categoria como produtos e serviços, a baixa na taxa de mortalidade e natalidade. A educação é um importante instrumento de inclusão social na terceira idade, pois auxilia o idoso em suas conquistas, por exemplo: aprender a ler e escrever, cursos de informática e as universidades para terceira idade. Todos esses elementos servirão para preencher as lacunas que marcaram sua vida. Este artigo tem como objetivo caracterizar estudos que contemplam a temática da terceira idade. Trata-se de uma pesquisa de campo com revisão bibliográfica. Essa é uma pesquisa de campo, qualitativa, como metodologia a entrevista semiestruturada, com o objetivo de ouvir os discursos dos idosos que frequentam os espaços de sociabilidades da cidade de Apodi/RN que orientam atividades de aprendizagens como o centro de convivência Flor da Idade. No decorrer do estudo foi realizado um questionário sobre o processo ensino - aprendizagem e a relação entre a sala de aula e a comunidade, destacando também os sentimentos dos idosos, as expectativas de mudanças em relação à escolarização. Para fundamentar esse estudo, recorremos aos teóricos da educação, da sociologia e antropologia, como Durkheim, Freire e Debert, de modo a enfatizar os aspectos analíticos, discursivos e imaginários sobre estes sujeitos. Portanto, a pesquisa mostrou que os idosos presenciam hoje, uma melhor qualidade de vida, buscam práticas educativas que valorizam a experiência, eleva a autoestima, proporciona saúde, aquisição de novos conhecimentos e sobretudo, autonomia.