Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO CURRICULAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA HONORINA SANTIAGO NA CIDADE DE SANTA RITA/PB

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19938
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 5936
    "titulo" => "A INSERÇÃO CURRICULAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA HONORINA SANTIAGO NA CIDADE DE SANTA RITA/PB"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de estudo no campo da Sociologia da Educação. Suas análises versam sobre a relação entre as estratégias de ensino, os objetivos, conteúdos e metodologias utilizadas pelo docente da disciplina de sociologia ministrada nas escolas da rede pública de ensino e que buscam sensibilizar o conhecimento com práticas diferenciadas que possibilite um pensamento reflexivo e sociológico frente às demandas escolares e da sociedade como um todo. A proposta da pesquisa é buscar compreender a importância dessas ferramentas pedagógicas na elaboração aulas de sociologia do ensino médio, levando em consideração suas etapas de planejamento, execução e avaliação.  Dessa forma, como passos de possibilidades para esta investigação ou pistas para pensar e refletir sobre este campo disciplinar nas escolas brasileiras, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem da sociologia e a prática pedagógica do professor de sociologia no âmbito educacional do ensino médio buscando refletir as ferramentas utilizadas em sala de aula, considerando os conteúdos e metodologias, que fomentem um saber crítico e uma reflexão sociológica nos educandos. Além disso, analisar as dimensões do planejamento e da avaliação que estão presentes no processo de ensino aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino médio. Por se tratar de um campo em construção, a proposta é fomentar experiências e aprendizados para realização e estudo da pesquisa. O campo de estudo é numa Escola Estadual da cidade de Santa Rita/PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID5936_16072016151105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEZIANE DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GEZIANE OLIVEIR"
    "autor_email" => "gezianeoliveira91@outlook"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19938
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 5936
    "titulo" => "A INSERÇÃO CURRICULAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA HONORINA SANTIAGO NA CIDADE DE SANTA RITA/PB"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de estudo no campo da Sociologia da Educação. Suas análises versam sobre a relação entre as estratégias de ensino, os objetivos, conteúdos e metodologias utilizadas pelo docente da disciplina de sociologia ministrada nas escolas da rede pública de ensino e que buscam sensibilizar o conhecimento com práticas diferenciadas que possibilite um pensamento reflexivo e sociológico frente às demandas escolares e da sociedade como um todo. A proposta da pesquisa é buscar compreender a importância dessas ferramentas pedagógicas na elaboração aulas de sociologia do ensino médio, levando em consideração suas etapas de planejamento, execução e avaliação.  Dessa forma, como passos de possibilidades para esta investigação ou pistas para pensar e refletir sobre este campo disciplinar nas escolas brasileiras, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem da sociologia e a prática pedagógica do professor de sociologia no âmbito educacional do ensino médio buscando refletir as ferramentas utilizadas em sala de aula, considerando os conteúdos e metodologias, que fomentem um saber crítico e uma reflexão sociológica nos educandos. Além disso, analisar as dimensões do planejamento e da avaliação que estão presentes no processo de ensino aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino médio. Por se tratar de um campo em construção, a proposta é fomentar experiências e aprendizados para realização e estudo da pesquisa. O campo de estudo é numa Escola Estadual da cidade de Santa Rita/PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID5936_16072016151105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEZIANE DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GEZIANE OLIVEIR"
    "autor_email" => "gezianeoliveira91@outlook"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de estudo no campo da Sociologia da Educação. Suas análises versam sobre a relação entre as estratégias de ensino, os objetivos, conteúdos e metodologias utilizadas pelo docente da disciplina de sociologia ministrada nas escolas da rede pública de ensino e que buscam sensibilizar o conhecimento com práticas diferenciadas que possibilite um pensamento reflexivo e sociológico frente às demandas escolares e da sociedade como um todo. A proposta da pesquisa é buscar compreender a importância dessas ferramentas pedagógicas na elaboração aulas de sociologia do ensino médio, levando em consideração suas etapas de planejamento, execução e avaliação. Dessa forma, como passos de possibilidades para esta investigação ou pistas para pensar e refletir sobre este campo disciplinar nas escolas brasileiras, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem da sociologia e a prática pedagógica do professor de sociologia no âmbito educacional do ensino médio buscando refletir as ferramentas utilizadas em sala de aula, considerando os conteúdos e metodologias, que fomentem um saber crítico e uma reflexão sociológica nos educandos. Além disso, analisar as dimensões do planejamento e da avaliação que estão presentes no processo de ensino aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino médio. Por se tratar de um campo em construção, a proposta é fomentar experiências e aprendizados para realização e estudo da pesquisa. O campo de estudo é numa Escola Estadual da cidade de Santa Rita/PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.