O conhecimento engloba todos os tipos de experiências que o homem adquiriu, desde sua origem até os dias de hoje. No entanto, pessoas costumam dar a definição de conhecimento de uma maneira generalizada, já constituindo uma forma de senso comum, e o que muitas delas não sabem é que há variações do saber, que o formam como um todo. Seguindo esta linha, este trabalho tem a pretensão de mostrar como a ciência pode ser constituída através de um diálogo entre dois tipos conhecimentos escolhidos: o popular e o científico, mesmo que se possa observar adiante a dissidência conceitual em que os dois apresentam. Por esse motivo, procura-se apresentar algumas possibilidades que exemplifiquem como o senso comum contribui à formação do conhecimento científico, através de um texto simples e de pouca extensão. São revisadas literaturas já elaboradas por autores, tendo como base Marconi e Lakatos (2010), que cooperam com o conteúdo a ser discutido, vindo a servir de subsídios demonstrativos de como é possível ocorrer a operação de estudo pretendida. Os resultados apontarão que o conhecimento científico precisa se valer bastante do conhecimento popular para que novos horizontes sejam conquistados.