SALLES, Nísia Maria Teresa et al.. O celular e a sala de aula: desafios e implicações. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21484>. Acesso em: 23/12/2024 04:05
Esta investigação busca incitar a reflexão sobre o uso do celular em sala de aula, tema ainda pouco discutido e abordado pelas instâncias pedagógicas. Reconhece-se a importância de assomar a questão tecnológica nos ambientes escolares devido à mudança social e de aprendizagem que esta tem causado. No entanto, as instâncias legais se manifestam, com decisões que desconsideram a importância tecnológica. Entretanto, as práticas pedagógicas na sala de aula ultrapassam os limites estritos da instituição escolar, gerando possibilidades amplas de abordagem, dos conceitos pedagógicos, que geram na sala de aula ressignificações importantes. Longe de indicar respostas, abre possibilidades de novas discussões sobre as dúvidas que ainda surgem quanto à utilização deste recurso multimídia no espaço educativo, visto que este já faz parte da vida cotidiana dos alunos este artigo tem por objetivo incitar as discussões e propiciar novos conhecimentos acerca dos processos pelos quais os professores que atuam na educação constroem os saberes necessários para tratar as questões que envolvem os questionamentos e os debates no espaço da sala de aula, buscou-se desenvolver as discussões sobre a temática, em procedimentos metodológicos próprios e, através do método cartográfico, discutir os caminhos para se atingir os objetivos educacionais, visto que sua construção é feita passo a passo no caminho, com a finalidade de descrever, discutir e principalmente coletivizar toda a experiência vivenciada no âmbito da pesquisa em educação. O celular em sala de aula já é uma realidade e o que se percebe é que a escola, os educadores e a sociedade em geral não está conseguindo lidar com este fato já tão presente na vida escolar dos educandos.