Este trabalho objetiva discutir a importância das experiências sonoras, musicais e corporais, que favorecem a escuta intencional, a apropriação do universo sonoro musical e a imaginação para as crianças. Resulta de uma experiência vivida no Estágio em Docência na Educação Infantil, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, durante o segundo semestre de 2015, em uma creche escola da rede municipal de São Luís. Entendendo a importância da música como elemento de expressão e comunicação e o movimento ligado ao desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade, buscou contemplar a linguagem musical e o movimento, segundo os interesses próprios de um grupo de crianças do Infantil I. Pretende-se fazer um relato de experiência e para a sua construção foi buscado nos estudos de Lima (2010), Brasil (1998), Chiarelli; Barreto (2015), Silva (2010) e Martins (2004). Essa experiência obteve como um resultado o envolvimento e entusiasmo das crianças, bem como o desenvolvimento de uma identidade profissional crítica e reflexiva acerca das ações pedagógicas, por parte das estagiárias envolvidas nesse processo.