O estudo apresentado compreende um projeto de literatura que se propõe a renovar o ensino dessa disciplina a partir das fronteiras que marcam o campo da cultura. Nele analisamos a construção de sentido a partir do entrecruzamento de vozes sociais que ocorre no diálogo entre gêneros, no caso a imagem (pintura) e canção (música). Nesse sentido, o estudo concentra-se na teoria enunciativa de Bakhtin e o Círculo, a qual trabalha a linguagem a partir de processos dialógicos constitutivos do texto. Assim, discute-se, a partir dos gêneros um discurso de ordem ideológica e cultural que respondem à proposta . Para tanto, o corpus compreende a leitura de um aluno sobre a relação discursiva entre a pintura de Rugendas, datada de 1985, que tematiza a escravidão, e a canção Alforria, da Banda Forfan, que aponta um novo olhar sobre esse tema a partir de uma abordagem histórica, social e cultural de uma época passada revelada no tempo atual com um novo dizer. Discorre-se sobre a categoria de análise da teoria bakhtiniana como ideologia, enunciação e dialogismo. Os resultados apontam que o resgate da cultura no ensino da literatura despertam uma nova forma do sujeito aluno dialogar com os textos literários e criar o próprio sentido.