O presente trabalho trata de um estudo de revisão bibliográfica e documental, realizado como parte inicial da primeira etapa de nossa pesquisa de mestrado, intitulada Letramento Literário na EJA: a escolha dos textos como ponto de partida, que se configurará como uma pesquisa-ação e buscará desenvolver e aplicar uma sequência didática de letramento literário na EJA. Objetivamos, a partir deste artigo, oportunizar uma reflexão acerca dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades bem como apresentar e discutir os desafios e dificuldades enfrentadas pelos (as) professores (as), no desenvolvimento de uma prática pedagógica de letramento literário no contexto da EJA (1º segmento), sejam estes desafios da atividade docente ou de sua formação. Para tanto, buscamos na revisão bibliográfica o arcabouço teórico capaz de nos trazer embasamento para realizar as discussões acerca dos sujeitos da EJA e suas especificidades (BRUNEL, 2004; ROMÃO, 2007), do letramento literário (PEREIRA, 2013; COSSON, 2006) e da formação de professores (CURY, 2000; CAVALCANTE e SILVA, 2013). Além disso, efetuamos revisão das leis, para discutir as bases legais que regem a EJA a formação de professores desta modalidade de ensino. Desta forma, contribuímos com uma reflexão sobre a necessidade de que se realizem, nesta modalidade de ensino, práticas que possam desenvolver a formação crítica do leitor, a exemplo do letramento literário. Por fim, refletimos sobre como os desafios que estão postos ao professor podem impedir o desenvolvimento de tais práticas ou mesmo ser condutor de práticas inadequadas