Para que se desenvolva uma educação de qualidade e um planejamento eficiente, é preciso ir além do embasamento teórico e dos projetos pré-estabelecidos pelo sistema educacional. É necessário que o professor tenha atenção e sensibilidade para perceber o que se deve levar em conta na construção de seu projeto de aula. A literatura, enquanto arte, geralmente acaba recebendo um tratamento marginal dentro das aulas de Língua Portuguesa, mesmo quando a leitura constitui motivo de preocupação constante de profissionais que trabalham com a educação. Em muitos casos, verifica-se a consideração apenas pelo gênero prosa, além da mutilação de uma obra através da utilização de fragmentos de forma descontextualizada e despropositada. Nesta perspectiva, propomos apresentar uma proposta de prática metodológica partindo da intertextualidade para abordar a correlação entre poesia e artes visuais - vinculadas à tradição pictórica e ao meio publicitário - no Ensino Médio; constituindo suporte para que os professores trabalhem com textos diversos, incentivando um contato mais eficaz dos alunos com trabalhos artísticos verbais e não verbais. Para tal, buscamos amparo em teorias tratadas por Vigotsky (1988), Kleiman (2005), Soares (2009), Bakhtin (1992), Geraldi (2001) e Antunes (2003), além da documentação oficial referente ao ensino de língua materna e literatura.