Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O REAL E O VIRTUAL: O PROFESSOR DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20944
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2289
    "inscrito_id" => 7198
    "titulo" => "ENTRE O REAL E O VIRTUAL: O PROFESSOR DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "Este é um estudo, ainda preliminar, sobre a inserção das novas tecnologias em sala de aula como um desafio para os professores de história que atuam na região do Vale do Jaguaribe, interior do estado do Ceará. Assim, o objetivo da pesquisa é investigar como esses novos elementos da sociedade atual, E-mails, blogs, facebook, jornais e revistas on-line dentre tantos outros aplicativos, ampliam as possibilidades da pesquisa na escola e contribuem para a compreensão histórica das tramas e relações estabelecidas dentro e fora do espaço virtual. Foi aplicado um questionário com questões abertas, para 12 professores da educação básica de sete cidades do Vale do Jaguaribe (Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Morada Nova e Nova Jaguaribara). A discussão feita com base nos comentários dos professores nos mostra como ainda é difícil lidar com as novas tecnologias em sala de aula, seja pela ausência de formação docente adequada ou pela inexistência de uma aparelhagem capaz de atender a todos que anseiam conhecer o universo tecnológico. Assim, configura-se o desafio do professor de história que precisa levar aos seus alunos o conhecimento histórico de fatos que ainda estão esquecidos tanto no espaço real quanto no espaço virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7198_16082016134923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIO MARCIEL DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCIO MARCIEL"
    "autor_email" => "marcio86marciel@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20944
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2289
    "inscrito_id" => 7198
    "titulo" => "ENTRE O REAL E O VIRTUAL: O PROFESSOR DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "Este é um estudo, ainda preliminar, sobre a inserção das novas tecnologias em sala de aula como um desafio para os professores de história que atuam na região do Vale do Jaguaribe, interior do estado do Ceará. Assim, o objetivo da pesquisa é investigar como esses novos elementos da sociedade atual, E-mails, blogs, facebook, jornais e revistas on-line dentre tantos outros aplicativos, ampliam as possibilidades da pesquisa na escola e contribuem para a compreensão histórica das tramas e relações estabelecidas dentro e fora do espaço virtual. Foi aplicado um questionário com questões abertas, para 12 professores da educação básica de sete cidades do Vale do Jaguaribe (Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Morada Nova e Nova Jaguaribara). A discussão feita com base nos comentários dos professores nos mostra como ainda é difícil lidar com as novas tecnologias em sala de aula, seja pela ausência de formação docente adequada ou pela inexistência de uma aparelhagem capaz de atender a todos que anseiam conhecer o universo tecnológico. Assim, configura-se o desafio do professor de história que precisa levar aos seus alunos o conhecimento histórico de fatos que ainda estão esquecidos tanto no espaço real quanto no espaço virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7198_16082016134923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIO MARCIEL DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARCIO MARCIEL"
    "autor_email" => "marcio86marciel@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFCE - INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este é um estudo, ainda preliminar, sobre a inserção das novas tecnologias em sala de aula como um desafio para os professores de história que atuam na região do Vale do Jaguaribe, interior do estado do Ceará. Assim, o objetivo da pesquisa é investigar como esses novos elementos da sociedade atual, E-mails, blogs, facebook, jornais e revistas on-line dentre tantos outros aplicativos, ampliam as possibilidades da pesquisa na escola e contribuem para a compreensão histórica das tramas e relações estabelecidas dentro e fora do espaço virtual. Foi aplicado um questionário com questões abertas, para 12 professores da educação básica de sete cidades do Vale do Jaguaribe (Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Morada Nova e Nova Jaguaribara). A discussão feita com base nos comentários dos professores nos mostra como ainda é difícil lidar com as novas tecnologias em sala de aula, seja pela ausência de formação docente adequada ou pela inexistência de uma aparelhagem capaz de atender a todos que anseiam conhecer o universo tecnológico. Assim, configura-se o desafio do professor de história que precisa levar aos seus alunos o conhecimento histórico de fatos que ainda estão esquecidos tanto no espaço real quanto no espaço virtual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.