A Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino importante na formação pessoal dos alunos, visando uma sociedade mais junta e emancipada, a inclusão das pessoas com deficiência, se constitui um tema atual e vivo nas escolas. Atitudes inclusivas são caminhos que levam a efetivar a prática da legislação, do direito e dever que todos têm com a socialização das pessoas com deficiência e abrirem-se as demais diferenças dentro da escola. Este trabalho está disposto de modo a contemplar, uma visão sobre a execução das ações do projeto “Jeito Singular: Todo mundo tem que ser especial”, descrevendo como se desenvolveu as atividades com os alunos com deficiência, sem deficiência e professores, como também a realização do objetivo do projeto em construir no interior da escola um reconhecer a Educação Inclusiva como caminho para uma cidadania livre, conscientizando e interagindo com os demais, adquirindo postura e atitude frente à diversidade com as atividades que impele ao debate e as relações de alteridade, a atitude é necessária para a construção da escola inclusiva, onde se considera a diversidade dos alunos. O trabalho expõe iniciativas e práticas na escola para o encontro da teoria e práxis.