O presente artigo tem como intuito analisar os limites e as possibilidades da intervenção psicopedagógica em torno das dificuldades de aprendizagem, mas, especificamente, na leitura e escrita. O estudo de caso foi o procedimento metodológico adotado pela pesquisa, o que permitiu aprender o contexto real de um aluno do quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Bezerra da Silva, localizada no município de Zabelê. Por meio do aporte teórico de Bossa (2007), Beauclair (2011), Rego (2010), Santos (2009), Fernandez (1991), Fagali e Vale (2009) e Antunes (2007) que se mostraram de fato relevantes para a pesquisa e para as discussões explicitadas no trabalho, revelou-se o quanto as práticas psicopedagógicas são importantes para o desenvolvimento escolar dos alunos, mostrando os principais aspectos que constituem o diagnóstico, e, por seguinte, a intervenção. Nesse sentido, observou-se que um programa de intervenção específico e individualizado fundamentado em procedimentos teórico-metodológicos qualitativos amenizam os problemas que afetam as aprendizagens.