O seguinte artigo tem por tema o processo de criação da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral e está inserida no campo da História das Instituições Escolares. Especificando, nosso objetivo é investigar a gênese dessa Instituição Escolar através da relação entre a entidade que a criou - Sociedade União Caixeiral - e os contextos socioeconômico e educacional do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, no recorte temporal de 1911 a 1937. Partindo disso, questiona-se é em que medida a relação entre os contextos - socioeconômico e educacional - e a Sociedade União Caixeiral foi determinante no processo de pensar e criar a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral no em Mossoró, Rio Grande do Norte. Compreendendo que o pensar essa Instituição Escolar foi determinado pela relação com a comunidade envolvente, a abordagem decidida foi a dialética na concepção de Marx o que nos possibilitou perceber o diálogo entre a sociedade e a escola que cria. Como referencial, utilizamos Magalhães (2004) para compreender o processo de institucionalização da escola; Buffa e Nosella (2005) quanto a pesquisar sob a abordagem dialética. As análises nos levaram a compreender que a Sociedade União Caixeiral pensou a Instituição Escolar como forma de atender as demandas econômicas e que o ato da institucionalização dessa escola foi determinado pelo caráter dual do ensino técnico.