Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PRODUTO DE MEDIDAS NUMA PERSPECTIVA DE UM CONHECIMENTO ALGÉBRICO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ANÁLISE DE QUESTÕES Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22209
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 8223
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PRODUTO DE MEDIDAS NUMA PERSPECTIVA DE UM CONHECIMENTO ALGÉBRICO"
    "resumo" => "A experiência aqui relatada foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em diferentes munícipios do Agreste Pernambucano, mas teve início nas discussões feitas no decorrer da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Teoricamente nos aportamos na Teoria da Engenharia Didática (MACHADO, 2002), construindo e aplicando uma lista com cinco problemas, sobre a qual fizemos análises a priori e a posteriori.  Nosso objetivo geral foi analisar o conhecimento algébrico dos estudantes através de problemas que tinham relação com grandezas e medidas. Assim, apresentamos em nossos resultados uma análise de como os alunos procedem nas resoluções de problemas multiplicativos envolvendo grandezas e medidas, revelando suas estratégias de aprendizagem e eventuais dificuldades. Para a elaboração dos problemas nos fundamentamos na teoria dos Campos Conceituais de (VERGNAUD 1998) no que se refere às estruturas multiplicativas e para a análise dos erros cometidos pelos estudantes nos fundamentamos na Teoria da Análise Didática de Erros apresentada por Saturnino de La Torre, 2007.  Com justificativa para a realização da atividade está o nosso desejo de aumentar nosso conhecimento como professores, conhecendo melhor a realidade de nossas escolas e buscar novas metodologias de ensino e aprendizado que proporcione ao aluno a condição de construir conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ANÁLISE DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID8223_14082016170841.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICENTE VINÍCIUS MATIAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VICENTE "
    "autor_email" => "vicente_vinicius80@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO  UFPE/CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22209
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1305
    "inscrito_id" => 8223
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PRODUTO DE MEDIDAS NUMA PERSPECTIVA DE UM CONHECIMENTO ALGÉBRICO"
    "resumo" => "A experiência aqui relatada foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em diferentes munícipios do Agreste Pernambucano, mas teve início nas discussões feitas no decorrer da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Teoricamente nos aportamos na Teoria da Engenharia Didática (MACHADO, 2002), construindo e aplicando uma lista com cinco problemas, sobre a qual fizemos análises a priori e a posteriori.  Nosso objetivo geral foi analisar o conhecimento algébrico dos estudantes através de problemas que tinham relação com grandezas e medidas. Assim, apresentamos em nossos resultados uma análise de como os alunos procedem nas resoluções de problemas multiplicativos envolvendo grandezas e medidas, revelando suas estratégias de aprendizagem e eventuais dificuldades. Para a elaboração dos problemas nos fundamentamos na teoria dos Campos Conceituais de (VERGNAUD 1998) no que se refere às estruturas multiplicativas e para a análise dos erros cometidos pelos estudantes nos fundamentamos na Teoria da Análise Didática de Erros apresentada por Saturnino de La Torre, 2007.  Com justificativa para a realização da atividade está o nosso desejo de aumentar nosso conhecimento como professores, conhecendo melhor a realidade de nossas escolas e buscar novas metodologias de ensino e aprendizado que proporcione ao aluno a condição de construir conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, CONHECIMENTO ALGÉBRICO, ANÁLISE DE QUESTÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID8223_14082016170841.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICENTE VINÍCIUS MATIAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VICENTE "
    "autor_email" => "vicente_vinicius80@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO  UFPE/CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A experiência aqui relatada foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em diferentes munícipios do Agreste Pernambucano, mas teve início nas discussões feitas no decorrer da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II, do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Teoricamente nos aportamos na Teoria da Engenharia Didática (MACHADO, 2002), construindo e aplicando uma lista com cinco problemas, sobre a qual fizemos análises a priori e a posteriori. Nosso objetivo geral foi analisar o conhecimento algébrico dos estudantes através de problemas que tinham relação com grandezas e medidas. Assim, apresentamos em nossos resultados uma análise de como os alunos procedem nas resoluções de problemas multiplicativos envolvendo grandezas e medidas, revelando suas estratégias de aprendizagem e eventuais dificuldades. Para a elaboração dos problemas nos fundamentamos na teoria dos Campos Conceituais de (VERGNAUD 1998) no que se refere às estruturas multiplicativas e para a análise dos erros cometidos pelos estudantes nos fundamentamos na Teoria da Análise Didática de Erros apresentada por Saturnino de La Torre, 2007. Com justificativa para a realização da atividade está o nosso desejo de aumentar nosso conhecimento como professores, conhecendo melhor a realidade de nossas escolas e buscar novas metodologias de ensino e aprendizado que proporcione ao aluno a condição de construir conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.