Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA PERCEPÇÃO DA REALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BENEDICTO JONAS CORREIA (PI)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DIFICULDADES, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21221
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1416
    "inscrito_id" => 10758
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA PERCEPÇÃO DA REALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BENEDICTO JONAS CORREIA (PI)"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo investigar a importância e as dificuldades sobre o tema Educação Ambiental através da forma que ela vem sendo trabalhada na prática dos professores de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas através de um estudo realizado na Escola Municipal Professor Benedicto Jonas Correia na cidade de Parnaíba Piauí. Como metodologia utilizou-se o levantamento bibliográfico e um estudo exploratório através da técnica de entrevista focalizada sobre as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em praticar o Tema Educação Ambiental. Como observado, os professores remetem as dificuldades da abordagem do tema a falta de interesse dos alunos e a falta de material didático associada a capacitação, essas respostas nos levaram a uma profunda reflexão de em quais mãos está o ensino da EA nas escolas da rede pública na cidade. Entende-se que essas ações precisam realmente de profissionais qualificados, porém, a principal ferramenta de ensino desse tema chama-se criatividade em sua abordagem para prender a atenção de crianças, visto que elas são o público primordial no ensino de EA. A pesquisa pretende subsidiar estudos mais aprofundados sobre o assunto e sugere o turismo pedagógico ou aulas-passeio como ferramenta lúdica para estimular o interesse do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DIFICULDADES, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID10758_14082016215112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO FREITAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO FREITAS"
    "autor_email" => "fabryson@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21221
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1416
    "inscrito_id" => 10758
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA PERCEPÇÃO DA REALIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR BENEDICTO JONAS CORREIA (PI)"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo investigar a importância e as dificuldades sobre o tema Educação Ambiental através da forma que ela vem sendo trabalhada na prática dos professores de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas através de um estudo realizado na Escola Municipal Professor Benedicto Jonas Correia na cidade de Parnaíba Piauí. Como metodologia utilizou-se o levantamento bibliográfico e um estudo exploratório através da técnica de entrevista focalizada sobre as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em praticar o Tema Educação Ambiental. Como observado, os professores remetem as dificuldades da abordagem do tema a falta de interesse dos alunos e a falta de material didático associada a capacitação, essas respostas nos levaram a uma profunda reflexão de em quais mãos está o ensino da EA nas escolas da rede pública na cidade. Entende-se que essas ações precisam realmente de profissionais qualificados, porém, a principal ferramenta de ensino desse tema chama-se criatividade em sua abordagem para prender a atenção de crianças, visto que elas são o público primordial no ensino de EA. A pesquisa pretende subsidiar estudos mais aprofundados sobre o assunto e sugere o turismo pedagógico ou aulas-passeio como ferramenta lúdica para estimular o interesse do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DIFICULDADES, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID10758_14082016215112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO FREITAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO FREITAS"
    "autor_email" => "fabryson@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a importância e as dificuldades sobre o tema Educação Ambiental através da forma que ela vem sendo trabalhada na prática dos professores de 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas através de um estudo realizado na Escola Municipal Professor Benedicto Jonas Correia na cidade de Parnaíba Piauí. Como metodologia utilizou-se o levantamento bibliográfico e um estudo exploratório através da técnica de entrevista focalizada sobre as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores em praticar o Tema Educação Ambiental. Como observado, os professores remetem as dificuldades da abordagem do tema a falta de interesse dos alunos e a falta de material didático associada a capacitação, essas respostas nos levaram a uma profunda reflexão de em quais mãos está o ensino da EA nas escolas da rede pública na cidade. Entende-se que essas ações precisam realmente de profissionais qualificados, porém, a principal ferramenta de ensino desse tema chama-se criatividade em sua abordagem para prender a atenção de crianças, visto que elas são o público primordial no ensino de EA. A pesquisa pretende subsidiar estudos mais aprofundados sobre o assunto e sugere o turismo pedagógico ou aulas-passeio como ferramenta lúdica para estimular o interesse do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.