RESUMO
Neste artigo, retomarei fragmentos do texto elaborado em minha dissertação de mestrado em educação. A dissertação foi defendida em 2013 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Elaboramos algumas breves adaptações, visando adequar às propostas do presente trabalho. Vislumbramos destacar a perspectiva sobre a educação presente na terceira fase da filosofia de Friedrich Nietzsche. Foi na primeira fase que o filósofo escrevera especificamente sobre o sistema de educação na Alemanha do seu tempo de forma mais sistemática, posteriormente, ele voltara a abordar a questão, mas trazendo um significado que extrapola os debates específicos da educação formal. Na terceira fase da filosofia nietzschiana não houve uma ocupação sistemática com as questões relacionadas à educação como ocorreu na primeira, conforme destacamos anteriormente, mas entendemos que é possível sustentar que esta preocupação permaneceu e ganhou um novo enfoque que fora pensar a educação como um problema amplo, cultural. O ato de educar está inevitavelmente ligado às questões da existência e não apenas restrito a aspectos institucionais. Abordaremos a seguir como o filósofo desenvolve o conceito de tornar-se o que se é como o foco primordial de sua concepção educativa. Essa expressão resume a compreensão nietzschiana sobre a educação na fase madura de sua construção filosófica. Será a partir dela que propomos uma reflexão crítica a um modo gregário de tratar a formação humana.