Este trabalho é fruto da pesquisa em andamento “Formação docente no Vale do Mamanguape: uma análise a partir dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV – UFPB”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Trata-se de uma primeira abordagem acerca das narrativas dos ex-alunos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB sobre o processo de formação e a relação estabelecida/construída entre a teoria e a prática. O que buscamos, a partir da análise de seus discursos no que diz respeito à formação propiciada pela universidade, é refletir sobre os desafios e possibilidades que fazem parte do seu processo de formação. Nesse contexto, o estudo proposto neste projeto converge para uma abordagem que se assenta sobre a história das práticas educativas e da profissão docente. Interessa-nos o debate sobre a formação da profissão docente em seus aspectos históricos, bem como a formação de professores. Nessa perspectiva, é necessário pensar na formação docente compreendendo-a, sobretudo, como uma construção sociocultural que tem ampliado o debate acerca do lócus de formação profissional, o conteúdo do trabalho docente, a pesquisa como núcleo da formação, assim como a necessidade de aproximação entre a Universidade e a escola de Educação Básica, de investigação sobre a vida de professores e as condições de trabalho docente, dentre outros temas nesse campo de conhecimento. Ao refletirmos sobre os relatos dos egressos do curso percebemos que o campo da formação de professores é muito complexo e que o ato de desvelar essas narrativas pode contribuir para melhorar a formação ofertada no curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB.