Ao se fazer uma breve linha do tempo sobre a história da educação no Brasil é possível constatar, a desvalorização da educação nesse percurso, onde a economia sempre estava em primeiro lugar, esquecendo que a educação é a base para o desenvolvimento e progresso de uma nação. As primeiras políticas a se preocuparem com a educação no país só se deram a partir da LDB de 1996, que até hoje se constitui no principal documento a retratar os aspectos constituintes da educação no país, em seguida surgem outras políticas e cada vez mais o profissional da educação vem ganhando seu espaço, porém sabe-se que muito ainda deve-se ser feito para que a atividade docente seja valorizada e reconhecida tal como merece. Junto dessas politicas, surgem também programas de incentivo a carreira docente, ainda na formação inicial, tal como o Pibid. Para isso buscou-se relatar a experiência de duas alunas que participaram do programa durante dois anos. E a partir desse relatos é perceptível a importância desse incentivo para a valorização dos cursos de licenciatura, da própria atividade docente e do autorreconhecimento do aluno licenciado como futuro docente, atuante no ensino público. Inserido nesse contexto este trabalho tem como objetivo elencar os aspectos do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como ferramenta de valorização, autoreconhecimento e construção do ser docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CCA-UFPB a partir do relato de experiências de 2 alunas bolsistas do PIBID-Biologia-CCA-UFPB.