O curso de pedagogia da Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Iguatu (Fecli) da Universidade Estadual do Ceará completou esse ano 36 anos, e desde 1990 que o seu fluxograma não passa por mudanças. As disciplinas que as compõem não atendem as demandas atuais do futuro pedagogo e muito menos as demandas da Educação Infantil. Inclusive esse fluxograma não atende as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Nº 9394/96, que foi aprovado em 1996, e muito menos a Lei 10639/03, que dispõe sobre obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas da federação. Esse artigo surgiu justamente devido a essa carência e necessidade que os alunos de pedagogia encontram durante a licenciatura na FECLI da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo deste artigo foi problematizar a formação do pedagogo a partir do levantamento e análise dos fluxogramas dos cursos de pedagogia existentes na UECE. A UECE conta com sete cursos de Pedagogia distribuídos em sete campus. Foram analisados os fluxogramas vigente de cada campus, na modalidade de licenciatura plena ou magistério. O levantamento nesses fluxogramas priorizou a existência de disciplinas que contemplavam três categorias analíticas: Inclusão; Educação Infantil e a Lei 10.639/03.