Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a obrigatoriedade das universidades, promoverem uma educação que contemple as relações étnico-raciais nos seus cursos de licenciaturas. A pesquisa está sendo realizada na UPE, campus Mata Norte, nas Licenciaturas oferecidas pela instituição. O interesse da educação se volta para a cidadania e a convivência com a diversidade. Assim, a lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no Brasil, como forma de corrigir a ausência desses conteúdos no cotidiano de sala de aula, além da pouca profundidade com que tais assuntos sempre foram tratados dentro do campo educacional. Como é sabido, as mudanças em curso na sociedade têm alcançado o campo educacional, um desses efeitos foi o surgimento do multiculturalismo, propondo um modelo de educação que não crie rupturas entre as diferentes histórias subjetivas individuais e a heterogeneidade cultural que constituem as relações sociais. O multiculturalismo ampliou a discussão para as questões das identidades, das culturas, das etnias, dos gêneros, das políticas. A sociedade pós-moderna requer uma educação intercultural quanto aos conhecimentos e aos valores. É nesse contexto que se insere a necessidade de se promover o respeito e a valorização da diversidade, com a prática dos ensinamentos das relações étnico-raciais e o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa mostra até o momento, uma lacuna na UPE – Mata Norte no sentido de atender as mudanças propostas na LDB 939496 Lei 10639 3.