FORMAÇÃO DE MESTRANDOS NA REALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE DOIS EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE TEMAS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21070 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1422 "inscrito_id" => 3827 "titulo" => "FORMAÇÃO DE MESTRANDOS NA REALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE DOIS EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE TEMAS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO" "resumo" => "Planejar, elaborar, executar e avaliar a realização de eventos científicos que abordam as linhas de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade (CMPDI) tem sido uma prática que atende a formação dos seus educandos. O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa de dois eventos sobre às altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e sobre a formação acadêmica de deficientes visuais (Além do Olhar) que foram realizados pela educadora juntamente com 11 educandos que cursaram a disciplina Divulgação Científica II do CMPDI no 1º. semestre de 2016. Com os resultados obtidos pela aplicação da mesma metodologia, foram realizadas análises estatísticas exploratórias para comparar o perfil dos pré-inscritos. Foi observado que o perfil do público que pretendia participar nos dois eventos foi semelhante quanto a maciça participação feminina, refletindo a parcela de mulheres que atuam na educação em nosso país, porém, a faixa etária e a escolaridade foram relativamente menores entre os participantes para o evento AH ou SD em relação ao evento Além do Olhar. Quanto ao público presente, o evento Além do Olhar recebeu mais participantes em termos relativos aos pré-inscritos apesar de ter recebido menos pessoas (n= 64) que o evento AH ou SD (n= 157). Embora a participação do público foi maior no evento AH ou SD, a participação na pesquisa sobre o êxito do evento foi maior no evento Além do Olhar (69%) em relação ao primeiro (31%). Nos dois eventos foi possível observar que o público aprovou a programação e conteúdo e que provavelmente participarão nas novas edições que ocorrerão em 2017. Concluímos que, a partir das estratégias desenvolvidas para a realização dos eventos científicos propostos, os propósitos da disciplina foram atingidos, pois todos os onze educandos reconheceram a construção de novos conhecimentos sobre a divulgação científica. Além disso, a aprova dos participantes dos dois eventos promovidos sustenta as novas edições destes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3827_14082016215705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA REJANE WILLE LIMA" "autor_nome_curto" => "REJANE LIMA" "autor_email" => "rejane_lima@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21070 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1422 "inscrito_id" => 3827 "titulo" => "FORMAÇÃO DE MESTRANDOS NA REALIZAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE DOIS EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE TEMAS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO" "resumo" => "Planejar, elaborar, executar e avaliar a realização de eventos científicos que abordam as linhas de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade (CMPDI) tem sido uma prática que atende a formação dos seus educandos. O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa de dois eventos sobre às altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) e sobre a formação acadêmica de deficientes visuais (Além do Olhar) que foram realizados pela educadora juntamente com 11 educandos que cursaram a disciplina Divulgação Científica II do CMPDI no 1º. semestre de 2016. Com os resultados obtidos pela aplicação da mesma metodologia, foram realizadas análises estatísticas exploratórias para comparar o perfil dos pré-inscritos. Foi observado que o perfil do público que pretendia participar nos dois eventos foi semelhante quanto a maciça participação feminina, refletindo a parcela de mulheres que atuam na educação em nosso país, porém, a faixa etária e a escolaridade foram relativamente menores entre os participantes para o evento AH ou SD em relação ao evento Além do Olhar. Quanto ao público presente, o evento Além do Olhar recebeu mais participantes em termos relativos aos pré-inscritos apesar de ter recebido menos pessoas (n= 64) que o evento AH ou SD (n= 157). Embora a participação do público foi maior no evento AH ou SD, a participação na pesquisa sobre o êxito do evento foi maior no evento Além do Olhar (69%) em relação ao primeiro (31%). Nos dois eventos foi possível observar que o público aprovou a programação e conteúdo e que provavelmente participarão nas novas edições que ocorrerão em 2017. Concluímos que, a partir das estratégias desenvolvidas para a realização dos eventos científicos propostos, os propósitos da disciplina foram atingidos, pois todos os onze educandos reconheceram a construção de novos conhecimentos sobre a divulgação científica. Além disso, a aprova dos participantes dos dois eventos promovidos sustenta as novas edições destes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3827_14082016215705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEUZA REJANE WILLE LIMA" "autor_nome_curto" => "REJANE LIMA" "autor_email" => "rejane_lima@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }