O ensino e a aprendizagem das linguagens de programação é um tema que vem sendo continuamente discutido. Espera-se que as disciplinas dessa área ocorram de forma dinâmica, porém, nem sempre os professores conseguem realizar um acompanhamento eficiente. Isso ocorre pela complexidade intrínseca a análise de códigos, além do fato de que cada discente tem seu ritmo de desenvolvimento. Se em turmas presenciais é possível identificar essas dificuldades, em turmas a distância, onde há separação física e temporal, a problemática se intensifica. Estudos apontam que nessas disciplinas os alunos tendem a ter maior índice de reprovação, o que leva a desmotivação para continuar no curso ou mesmo na área. Existem várias hipóteses que são exploradas com objetivo de melhorar o desempenho e motivação dos discentes. Dentre essas focamos aqui na hipótese que defende que um rápido retorno sobre as atividades desenvolvidas mantém o interesse e permite aos alunos ter tempo hábil para avaliar seus pontos falhos e assim poder investir neles e melhorar seu desempenho. Com base nessa hipótese, foram realizadas pesquisas sobre ferramentas que auxiliam o professor na avaliação de código de forma automatizada, reduzindo assim a sobrecarga do docente no acompanhamento dos alunos e agilizando o retorno necessário. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa preliminar que objetiva integrar ferramentas como essas ao Moodle, de forma transparente aos professores e alunos. Aqui será apresentado o resultado dessa pesquisa exploratória sobre as ferramentas que realizam avaliação de código e que já foram utilizadas de forma integrada em algum ambiente de ensino/aprendizagem.