A evasão é o processo de abandono dos estudos por parte do aluno, sendo assim um problema antigo e que cada vez mais se encontra inserida nas instituições educacionais do nosso país, afetando os mais diferentes sistemas, níveis e modalidades de ensino, como uma mazela que acaba por afetar diretamente nos ideais e objetivos das escolas. Desta forma, este estudo surgiu do interesse de conhecer como esse feito se desenvolve no Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Zé Doca – MA. O objetivo foi investigar as causas da evasão nas turmas, deste curso, que ingressaram no período de 2010 a 2011. Assim, dos 119 que ingressam nesse período, 51 alunos evadiram-se, sendo que desses, 7 preferiram não responder os questionários, tendo sido entrevistados 44 evadidos. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se que o número de evadidos das 3 turmas pesquisadas corresponde à perda de mais de uma turma. O principal motivo da evasão desses alunos foi o fato de já possuírem ou terem iniciados outro curso, tendo destaque também a falta de identificação com o curso. De um modo geral, os fatores externos a instituição foram apontados como os principais motivadores da evasão dos alunos, representando 70,45%. Desta forma os resultados levam a concluir que a evasão se caracteriza como um problema impactante tanto para o curso analisado, quanto para a instituição, haja vista distancia o individuo do âmbito escolar, o que deve ser motivo de cautela para a instituição de ensino. Deste modo, este trabalho demonstrou-se eficiente no alcance de seus objetivos, uma vez que conseguiu alcançar os objetivos propostos.