O trabalho tem como objetivo discutir a formação inicial docente para o ensino da leitura de literatura no ciclo da alfabetização, a partir das falas das professoras entrevistadas. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado: Formação inicial docente, leitura de literatura e alfabetização: diálogos entrelaçados, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo e a leitura de literatura no ciclo da alfabetização. Destacamos a importância da pesquisa, sobretudo para o curso de Pedagogia, visto ser o pedagogo o responsável por inserir na sala de aula os estudos sobre a literatura; acreditamos que o texto literário ajuda no desenvolvimento intelectual, individual e social das crianças. O material de pesquisa é composto pelas falas das professoras que foram gravadas em áudio, obedecendo a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAFMANN, 2013). Como aporte teórico, utilizamos para a formação inicial docente: Tardif (2002), Imbernón (2011); leitura de literatura: Amarilha (2010; 2013), Yunes (2010); alfabetização: Ferreiro (2011), dentre outros. Como resultados parciais as professoras trazem em suas falas, indícios de que a formação inicial docente não prepara suficientemente o profissional pedagogo para a atuação em sala de aula no que se refere ao ensino da leitura de literatura no ciclo da alfabetização, sendo necessária a complementação de seus conhecimentos por meio de aperfeiçoamento, busca de outros materiais de estudos e interação entre seus pares.