PINHEIRO, Swellen Silva. Estratégias metacognitivas e a formação da prática pedagógica. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20996>. Acesso em: 23/12/2024 04:39
O presente artigo tem por objeto de estudo a metacognição, conceito definido por John Hurley Flavell nos anos 1970. Objetivamos enfatizar aspectos importantes deste conceito que, aos poucos, ganha espaço nas discussões pedagógicas, e abordar a forte relação existente entre aprendizagem e metacognição. Buscaremos evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem, por meio das quais o aluno consegue desenvolver maneiras eficazes para lidar com informações advindas do meio e também de seus próprios processos de pensamento. Considerando este um conceito que se preocupa com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, veremos que a prática pedagógica utilizada em sala de aula, pode contribuir no processo de construção das estratégias metacognitivas, tendo como finalidade a superação de dificuldades de aprendizagem e estimulação do processo de aprender a aprender. Tais estratégias proporcionarão ganhos além da escola, dando condições ao indivíduo de tomar decisões assertivas e adquirir habilidade suficiente para lidar com qualquer situação nova. Nesse sentido, consideramos o conceito de metacognição de fundamental importância para a construção da aprendizagem significativa dentro do contexto escolar, de modo que é nesse espaço que as estratégias de como aprender a aprender serão estimuladas de forma mais acentuada. Acreditamos que as estratégias metacognitivas podem mudar ao longo dos anos, admitindo que as pessoas passam por situações diferentes que interferem de algum modo na construção destas. Desse modo, se faz necessário estar atento a essas situações, buscando meios de construir e reconstruir os processos de aprendizagem através das experiências que antecedem o desenvolvimento da metacognição.