Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20979
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2135
    "inscrito_id" => 6484
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho tematiza a formação inicial de professores. Tem como objetivo apresentar as contribuições do estágio supervisionado para a constituição de saberes docentes a partir da experiência de graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. O presente texto resulta de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O locus do estudo foi a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e as informações de campo foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco graduandos do referido curso. O referencial teórico aborda conceitos, como Saberes Docentes, Teoria e Prática e Estágio Supervisionado na Formação Inicial, com base em autores que fazem debates e reflexões imprescindíveis acerca do tema do estudo. Em seguida, realiza-se apontamentos e análises dos dados registrados em campo, a evidenciar o estágio supervisionado como fator primordial no sentido de oportunizar ao futuro docente o estabelecimento do vínculo entre os saberes docentes. Também são explicitadas reflexões acerca das atividades ordenadas na docência e a ressignificação dos conhecimentos por meio do elo firmado entre teoria e prática, que resultam no estabelecimento de uma identidade profissional docente. Conclui-se que a experiência do estágio supervisionado no processo de formação inicial se constitui como elemento essencial para construção de saberes necessários ao exercício da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6484_15082016213242.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA CARDOSO SEOANE "
    "autor_nome_curto" => "MARCELA SEOANE"
    "autor_email" => "mahseoane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20979
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2135
    "inscrito_id" => 6484
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho tematiza a formação inicial de professores. Tem como objetivo apresentar as contribuições do estágio supervisionado para a constituição de saberes docentes a partir da experiência de graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. O presente texto resulta de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O locus do estudo foi a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e as informações de campo foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco graduandos do referido curso. O referencial teórico aborda conceitos, como Saberes Docentes, Teoria e Prática e Estágio Supervisionado na Formação Inicial, com base em autores que fazem debates e reflexões imprescindíveis acerca do tema do estudo. Em seguida, realiza-se apontamentos e análises dos dados registrados em campo, a evidenciar o estágio supervisionado como fator primordial no sentido de oportunizar ao futuro docente o estabelecimento do vínculo entre os saberes docentes. Também são explicitadas reflexões acerca das atividades ordenadas na docência e a ressignificação dos conhecimentos por meio do elo firmado entre teoria e prática, que resultam no estabelecimento de uma identidade profissional docente. Conclui-se que a experiência do estágio supervisionado no processo de formação inicial se constitui como elemento essencial para construção de saberes necessários ao exercício da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6484_15082016213242.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA CARDOSO SEOANE "
    "autor_nome_curto" => "MARCELA SEOANE"
    "autor_email" => "mahseoane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tematiza a formação inicial de professores. Tem como objetivo apresentar as contribuições do estágio supervisionado para a constituição de saberes docentes a partir da experiência de graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. O presente texto resulta de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. O locus do estudo foi a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e as informações de campo foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco graduandos do referido curso. O referencial teórico aborda conceitos, como Saberes Docentes, Teoria e Prática e Estágio Supervisionado na Formação Inicial, com base em autores que fazem debates e reflexões imprescindíveis acerca do tema do estudo. Em seguida, realiza-se apontamentos e análises dos dados registrados em campo, a evidenciar o estágio supervisionado como fator primordial no sentido de oportunizar ao futuro docente o estabelecimento do vínculo entre os saberes docentes. Também são explicitadas reflexões acerca das atividades ordenadas na docência e a ressignificação dos conhecimentos por meio do elo firmado entre teoria e prática, que resultam no estabelecimento de uma identidade profissional docente. Conclui-se que a experiência do estágio supervisionado no processo de formação inicial se constitui como elemento essencial para construção de saberes necessários ao exercício da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.